revista na lagoa oftalmologista

Depois de trabalhar muito tempo diante do computador, tablet ou celular os sintomas começam a aparecer: visão embaçada, dificuldade para enxergar, dores de cabeça, olhos pesados… Não, não se trata de sono. Estes são sintomas de vista cansada, uma resposta do organismo (e dos olhos) à hábitos nocivos à saúde.

Acompanhe conosco a seguir a matéria do nosso parceiro onde destacam as melhores formas de garantir a sua saúde ocular e evitar a vista cansada.

Vista cansada: Sintomas e Prevenção

  • Consulte um Oftalmologista:
    Caso você tenha problemas de visão, vá para uma consulta com um médico oftalmologista. Consultas ao menos uma vez ao ano se tornam fundamentais.
  • Corrija constantemente a sua postura:
    A posição correta diante de um PC é com as costas em ângulo reto, de 90 graus. As pernas e mãos devem estar alinhados da mesma forma e o rosto não pode se inclinar para cima ou para baixo mais de 25 graus.
  • Pisque os olhos:
    Sem piscar, a tela do PC pode causar ressecamento do globo ocular, provocando o problema de vista cansada. Também evite PC com monitores acima da linha dos seus olhos, o que aumenta a incidência de secura. O uso contínuo do PC por um período de oito horas, tempo médio de usuários hardcore, provoca poucas piscadas, porque o cérebro tende a se concentrar na tela, mesmo disperso. Portanto, se você fizer as pausas corretamente, provavelmente piscará mais.
  • Exercite a visão:
    Quando trabalhamos o dia inteiro diante de uma tela, é importante exercitar a musculatura dos olhos. Isso porque, ao mantermos os olhos focados na tela do computador por períodos longos de tempo, esta musculatura não é estimulada. Assim como é importante o exercício físico para o seu corpo, é importante que os seus olhos se mexam. Tire os olhos da tela e foque-os em outros elementos do ambiente onde você está para que a musculatura se exercite.

revista na lagoa oftalmologista 1

  • Faça pausas a cada hora:
    Faça pausas no uso do computador a cada uma hora. Saia da frente do PC e respire. Importante para ajudar a descansar a vista. Controle o brilho das suas telas…
  • Controle a iluminação local:
    Utilize lâmpadas fluorescentes, que são mais fracas e emitem menos luz do que as fosforescentes, que emitem radiação mesmo depois de serem desligadas. Quando estiver no período da noite, não deixe a luz desligada, utilizando só a iluminação do monitor, porque ela também afeta a visão. Ainda, escuridão dificulta a digitação e o uso de mouse.

Uma recomendação importante: se for ler, faça isso em um ambiente amplamente iluminado. O mesmo vale para assistir TV no escuro: evite. Procure sempre manter a luz ambiente em um nível saudável quando for se dedicar a estas atividades.

  • Procure telas de alta definição:
    Dê preferência aos monitores LCD ou de resolução Full HD. Quanto melhor for a definição da tela, menos desgaste ocorrerá nos seus olhos.
  • Evite smartphones e tablets após usar o PC ou vice e versa:
    Desligou o PC? Evite utilizar por muito tempo o celular ou o tablet. Aquelas olhadas na rede social antes de dormir, já na cama, segurando o celular, também provocam vista cansada e outros problemas no globo ocular.

Bônus: Cuidado com o uso de ar condicionado ou ventilador. Se estiverem em alta intensidade, quando voltados para os olhos, provocam ressecamentos e irritações na visão, podendo te prejudicar. Evite alta intensidade dos aparelhos e procure mantê-los longe dos olhos.

revista na lagoa oftalmologista 2

Quando foi a sua última consulta?

Nossa equipe adorou essa matéria! Que vem de uma empresa que faz com que fiquemos “vibrados” no universo digital… Assim como eles, nos preocupamos com o seu bem estar para continuarem acompanhando o nosso universo online e lendo a nossa revista da melhor forma possível.

Claro que seguindo estas dicas, você estará se prevenindo da possibilidade de vista cansada e, principalmente, da possibilidade de surgimento de problemas oculares mais graves.

Além de seguir estes passos, é importante ter um acompanhamento médico de um oftalmologista. Quando foi a sua última consulta?

Fonte: Agência Mamweb | Soluções Criativas

Matheus Ferraz: Empreendedor, apaixonado por séries, música, livros e tecnologia.

Matheus Ferraz
Matheus Ferraz
Sócio Empreendedor na Agência Mamweb e na Mamcart | Diretor Executivo | Apaixonado por Desenvolver Soluções Criativas, por Séries, por Música, por Livro e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *